Buscar

Vou me mudar atrás do meu sonho

Atualizado: 30 de Mar de 2018

George Sloan, roteirista de "How I Met Your Mother", falou da mudança dele para Los Angeles para ser roteirista. E suas dicas são valiosíssimas aqui no Brasil também.



No incrível site do John August, visita obrigatória de todo aspirante a roteirista, eu achei este artigo incrível do roteirista assistente de "How I Met Your Mother", George Sloan. Apesar de muito focado na realidade de Los Angeles, há dicas importantíssimas que sempre defendo e transfiro para a realidade brasileira.


A primeira delas é que você deve morar perto de um dos grandes pólos produtores - Rio, São Paulo ou, em muito menor escala, Recife. Veja, sei que a Ancine tem sua política de descentralizar a produção e tirar grana do Rio e São Paulo e jogar para estados de menor representatividade, mas este blog é feito para roteiristas que vivem de vender sua obra para produtoras. Logo, estar perto de quem produz é essencial. E quem produz em massa está no Rio e em São Paulo. Os canais estão em São Paulo. Por mais que a internet aproxime as pessoas, networking de verdade ainda se faz olhando no olho e tomando cerveja no boteco.


networking de verdade ainda se faz olhando no olho e tomando cerveja no boteco

Não vou entrar em detalhes sobre a longa trajetória do George Sloan, o artigo dele fala por si. Mas estas dicas abaixo são cruciais e universais, e muito úteis se você será daqueles que fará a transição da sua cidade natal para um dos grandes pólos produtores. Vamos lá:


  1. Junte uma grana. Sério. Se mudar duro é cruel e tira sua concentração. Tenha pelo menos seis meses da sua vida no seu bolso para chegar com calma, ficar conhecido e descolar algo.

  2. Trampe em qualquer coisa no Set, mesmo que seja de graça. Muitos vão me odiar por dizer isso, mas a porta de entrada principal é essa mesmo.

  3. Faça um curso, o de Assistente de Direção do Hsu Chien aqui no Rio vale pelo conhecimento e pelo networking e o Hsu ainda é a figura mais maneira do cinema nacional. Siga o cara.

  4. Nunca desligue seu celular ou deixe a bateria acabar. No Set, ponha no silencioso e retorne todas as ligações. A galera de cinema gosta de mandar mensagem tarde da noite.

  5. More perto do metro e numa área central. Os horários são cruéis, as reuniões são de emergência e o trânsito nestas cidades é um horror.

  6. Tenha sempre em mãos uma caneta e um caderninho (vai por mim, nota no celular não adianta) e anote tudo o que seu chefe / contratante te falar. Não confie na memória.

  7. Pergunte tudo, não fique com dúvidas. Não tenha medo de ser chato ou detalhista.

  8. Tenha garganta de ferro. Engolir sapo faz parte do trabalho.

  9. Registre cada job que você pegar, isso é musculatura no seu currículo.

  10. Aprenda o código radiofônico, vai ser útil saber o que é um QSL e usar o alfabeto aeronáutico em vez de dizer "c de casa".

  11. Seja educado e converse com todo mundo. Gentileza é a lição mais importante. O desarrumado com pinta de hippie pode ser seu chefe um dia. Não confie nas aparências porque o pessoal do cinema, com exceção dos atores, se veste mal pra caramba.

  12. Seja amigo de quem está no mesmo nível que você. Parceiros são importantes. Não participe de intrigas, não dê bola pra fofoca. Faça seu trabalho e seja maneiro com as pessoas.

  13. Seja especialmente simpático com seguranças, motoristas, pessoal da limpeza e pessoal do catering.

  14. Lembre-se: laços são desfeitos num segundo, mas para cria-los leva-se meses, às vezes anos.

  15. Nunca se atrase. Use dois despertadores.

  16. Nunca vá trabalhar de ressaca ou fedendo a cachaça.

  17. Seja limpo. Ninguém gosta de trabalhar com gente fedida ou com pinta de sujismundo.

  18. Leia todos os roteiros a que o seu trabalho se refere.

  19. Se você está no set, leia a ordem do dia.

  20. Se você conseguiu um trabalho no set mas não como roteirista, aproveite a viagem e trabalhe incansavelmente no seu roteiro à noite e nos finais de semana.

  21. Gandaia, só depois que você já se solidificou no mercado. Se você der mole, vão ter mais dois ou três, muito mais responsáveis e tão bons quanto você, para tomar seu lugar.

  22. Beba muito líquido.

  23. Por mais que um baseadinho seja padrão no set de filmagem, jamais beba ou puxe um fumo durante os trabalhos. Se você curtir, deixe pra depois que tudo acabou.

  24. Nunca pergunte se você já pode ir embora. Quando puder, seu chefe vai te dizer. Cinema não é trabalho das 9h às 18h, se essa é a sua onda vá ser bancário. Eu já fui.

  25. Nunca minta. Nunca mesmo.

  26. Conheça as diferentes funções num set e numa sala de roteiros. Num trabalho tão militar quanto o cinema, pedir uma tarefa para a pessoa errada pode te arrebentar.

  27. Se você vai se atrasar, avise o seu chefe.

  28. Mesmo. Se você vai se atrasar, ligue para seu chefe.

Quer saber mais? Não deixe de ler estes posts:


- Livros que todo roteirista deve ler (essencial para iniciantes!);

- Como se tornar um roteirista (para quem quer fazer transição de um hobbie para uma profissão);

- 10 mandamentos do roteirista para ter trampo a vida toda (para quem quer se manter trabalhando na indústria, independente de crises passageiras);

- 10 Dicas para aguçar a criatividade (travou? bloqueio criativo não é desculpa, veja como se livrar desse impasse).

Acompanhe todos os posts do blog aqui.


E, finalmente, encontre aqui material de estudo para sempre se qualificar cada vez mais (exige cadastro).

336 visualizações1 comentário

© Rafael Peixoto

Sobre
 

Sou um publicitário, roteirista e diretor inquieto, apaixonado por musicais e filmes que gotejem sangue. Gosto de observar as pessoas e capturar suas falas e suas histórias reais. Sou um péssimo piloto de parapente e de ultraleve e um velejador pior ainda, mas toco um violão... Tenho quatro filhos maneiríssemos e uma mulher incrível que me enchem de histórias.

Contato
 

Chega mais, manda suas duvidas, dá um fodeback - aqueles feedbacks que deixam a gente putaço mas que melhoram sempre o que a gente faz -, enfim, manda ver o que você quiser. Prometo responder rapidinho!

  • Facebook Basic Black
  • Black LinkedIn Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black Instagram Icon
Seja um Parceiro
 

Quer patrocinar este blog e ver sua marca aqui? Chega mais! Manda um email para rafael@wikishows.com.br

1/2

Wikishows Publicidade, Marketing e Gerenciamento de Projetos de Comunicacão, Culturais e Esportivos LTDA

Av. Rio Branco, 26, SBL, Conjunto 99, CEP 20090-001, Rio de Janeiro (RJ) / CNPJ 13.468.476/0001-01