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Editores de roteiro

Atualizado: 30 de Mar de 2018

São várias opções disponíveis. Mas afinal qual é o melhor editor de roteiros?

Vamos esclarecer logo de cara: não tenho patrocínio de nenhum editor de roteiros e minhas palavras aqui vêm exclusivamente da minha experiência e meu gosto pessoal. Então, siga as dicas por sua conta e risco.


- Final Draft:


Pode ser o padrão do mercado, mas acho muito ruim. Caro, instável, trava o tempo todo, visual horrível, ferramenta péssima de criação de personagens, trava o tempo todo, não tem visualização pra se escrever à noite, já disse que trava o tempo todo? Como vantagens, é aceito em tudo quanto é lugar, as ferramentas de revisão e tratamento são ótimas e tem todos os modelos de que vc precisará em toda a sua vida, que ainda são customizáveis. Tenho porque é o padrão do mercado.


- Celtx:


A versão web ficou cara, tem pouquíssimos modelos (nisso o Final Draft é o melhor disparado), parou de dar suporte à versão offline (que aliás eu adorava), não exporta para final draft, não tem visualização pra se escrever à noite e nem recurso focus, essencial para um escritor. Como vantagens, tem a melhor ferramenta de criação de personagens de todos, tem funções de produção bem interessantes (marcar as músicas em cada cena, pra quem escreve musical, é essencial), é o melhor disparado pra planejar escaleta.


- Fade In:


Excelente pra se escrever, rápido, leve, tem versão noturna, mas tem poucas ferramentas de planejamento. Como o roteiro, pra mim, é o passo final de um longuíssimo processo, sinto falta.


- Writer Duet:


Excelente, fácil de operar, plataforma de escrita ágil, incrível pra colaborar, não tão caro, falta melhorar as ferramentas de planejamento de roteiro. É a minha escolha e comprei a versão full, que inclusive vale para a vida toda, ou seja, não precisa morrer num fígado a cada atualização.


- Highland:


É o mais limpo, usa o fountain como markup, mas estou tão acostumado a escrever e já ler formatado na tela que essa coisa de ter que dar command-e pra ler formatado me cansa. Mas é leve e rápido. Poucas ferramentas de planejamento.


- Trelby:


Não tem pra mac, então pra mim não serve.


- Scrivener:


Tem muita coisa, demais, me deixou confuso em vez de ajudar.


- Macros da Globo: Fala sério, né?


Meu método de trabalho:


Começo tudo no word, tenho dois documentos, um apenas com loglines e esboços de tramas (já tem mais de 70), outro apenas com trechos de diálogos e falas que capturei por aí ouvindo as pessoas ou criei fora de contexto. Aí divido em função da finalidade: se for série ou se for longa.


a) série: criei um modelo de bíblia no word e é por lá que começo: logline, sinopse curta, sinopse longa da história já dando ideias de desdobramentos e arcos das personagens principais. Geralmente apresento uma ideia do piloto. Acrescento perfil das personagens (1 página para protagonistas, meia página para coadjuvantes importantes, 1 linha para as demais personagens recorrentes) e as sinopses de todos os episódios de pelo menos três temporadas. Aí entra o roteiro do piloto: começo no Celtx, na ferramenta de construção das personagens, que adoro. Aí passo pro app Save the Cat! para iPad, defino a beat sheet completa. depois vou Writer Duet e faço a escaleta, usando tb a metodologia do Save the Cat!. Só daí é que vou pro roteiro. No Final Draft confiro os muitos tratamentos se a produtora exige. Se não, fico no Writer Duet mesmo.


b) filme: começo direto no Save the Cat!, o app mais bem pago de todos os que tenho. Logline, definição de gênero, já defino número de páginas e faço a beat sheet. Aí vou pro Celtx e aprofundo os perfis das personagens. Uso o iaWriter para escrever o argumento. Faço os cards e a escaleta no Writer Duet. Confiro com a beat sheet do Save the Cat!. Depois vou pro Writer Duet e escrevo o roteiro.


Adoraria ter um software só que me desse tudo o que preciso. Se tiver que escolher, diria que o Save the Cat! e o Writer Duet têm a mesma importância pra mim e que não me arrependo de ter comprado nenhum dos dois. Já o Final Draft, reclamo todo dia, acho os USD 199.00 mais mal pagos da minha vida. Mas quem quer ser roteirista profissional não tem como fugir. Então é isso.


Quer saber mais? Não deixe de ler estes posts:


- Livros que todo roteirista deve ler (essencial para iniciantes!);

- Como se tornar um roteirista (para quem quer fazer transição de um hobbie para uma profissão);

- 10 mandamentos do roteirista para ter trampo a vida toda (para quem quer se manter trabalhando na indústria, independente de crises passageiras);

- 10 Dicas para aguçar a criatividade (travou? bloqueio criativo não é desculpa, veja como se livrar desse impasse).


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